Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ser Feliz

Ser Feliz

11
Jun18

A forte relação escondida entre os números e as emoções

Carla Lopes Gomes

31301832_434587306992581_1143258189897842494_n.jpg

 

Muitas pessoas se admiram com esta minha paixão pela escrita. Porquê? Por ser uma pessoa de números, dizem. Acham pouco comum que uma mesma pessoa domine números e goste de letras. Esta dedução não deixa de ser engraçada, e faz sentido numa primeira análise. Mas hoje decidi escrever sobre isso. 

A minha formação é na área de gestão e marketing. E eu pergunto: há gestão mais importante do que a das pessoas? Eu gosto de escrever sobre emoções, sentimentos, dificuldades e vitórias. Gosto de escrever sobre a vida e o que esta significa e implica para cada um de nós. E na verdade, obter números depende das pessoas. E as pessoas não são de todo um número e não devem ser tratadas como tal. As pessoas não são máquinas que se tocam num botão para desligar e ligar quando se pretende, não são robots onde se programam tarefas e velocidades. As pessoas são seres complexos, providos de inteligência, inúmeras capacidades, e que são diariamente afetadas por emoções. Por detrás de um sorriso simpático de uma pessoa que presta um serviço de forma cordial e profissional está uma vida, por vezes difícil, escondida no peito e por detrás de um olhar que tenta disfarçar a dor e seguir em frente. Por detrás de uma pessoa que se empenha diariamente em ser bom profissional no que faz está a preocupação de um pai, de uma mãe, de um filho, de um irmão, de um amigo. Está o cansaço de uma rotina que às vezes não termina nem mesmo ao adormecer, porque o ritmo alucinante em que vive, querendo dar o que pode e não pode no emprego, em casa, à família, não permite que o seu cérebro descanse à noite. As insónias ou os pesadelos fazem da noite sua companheira e amanhã será um novo dia com as mesmas ou mais exigências. 

As pessoas são os alicerces de qualquer organização e, portanto, para que surjam continuamente números elas devem ser tratadas como pessoas. Não haverá marketing mais importante do que promover a motivação das pessoas que compõem uma organização. Porque os clientes sentem quando as pessoas são felizes, porque a motivação contagia-se entre funcionários, contribuindo até muitas vezes para uma competitividade saudável que se traduz num aumento de resultados. Não haverá jamais uma gestão completa se a mesma não passar por gerir aquilo que é a base de tudo. Pessoas felizes fazem os outros felizes e conseguem mais facilmente atingir objetivos. 

 

|imagem - Nature Galaxy|

Compre o livro e contribua com 2€ para a Make-A-Wish

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D